Uma mulher que saiba agir de acordo com seu potencial e interesse de modo constante é muito rara. O ponto que desejamos salientar hoje é que uma mulher líder quando está em forma tem a capacidade de estimular a ação, sua presença traz esperança, coragem: ela é o fermento que estimula a realização de um projeto, conforme lemos na obra Verso La Donna 2000.

O filósofo Antonio Meneghetti conceitua o líder como um indivíduo que sabe servir e resolver o melhor para os outros, para atingir a eficiência e a realização de si mesmo, é ele um ponto de referência de valores no contexto do ambiente onde vive e opera.

E quando nós, mulheres líderes decidimos iniciar um projeto, além de salvaguardar e vigiar a exatidão da nossa inteligência, ao escolher nossos sócios e colaboradores, de acordo com a obra Psicologia Managerial, são oito os pontos a levar em consideração: valor social, isto é, verificar se existem manchas nas pessoas que possam comprometer a nossa obra; valor profissional com relação ao setor que desejamos atuar; valor econômico é o quanto aquela pessoa tem ou pode ganhar; valor de ambição, porque se a pessoa não tem ambição não devemos perder tempo com ela; valor biológico, essa pessoa deve ter boa saúde, suscitar confiança, graça, fascínio e simpatia; valor legal, o sujeito a ser contratado deve saber a lei; valor de confiança, ou seja, precisa verificar se o candidato tem coerência e responsabilidade, caso demonstre ser ambivalente não é a pessoa certa para a nossa empresa porque o líder é uma pessoa de ponta e em primeiro lugar põe a ação, a vocação, o interesse, o valor escolhido e necessita de outros como ele. Valor potencial ou virtual, o líder deve perceber se aquele sujeito pode crescer e, somente em caso afirmativo pode colocá-lo próximo a si. Essa análise pontua o autor anteriormente citado, deve ser aplicada de modo frio, pois dela depende a consecução do nosso projeto.

É fundamental ainda que o time compreenda que manter o interesse para que o trabalho possa ser realizado com sucesso é um bom negócio porque nesse caso todos obterão ganhos também para si.

E lembrem-se mulheres líderes, o fermento são vocês!