Sobre a Autora

Maria Alice Schuch Maria Alice Schuch é brasileira, doutora em Ciências da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable. Mestre em Ciencias del Educación pela Universidad Del Mar (Chile). Especialista em Psicologia com Endereço Ontopsicológico pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia). Especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (RS, Brasil). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (Rio de Janeiro, Brasil). Possui MBA Business Intuition pela Antonio Meneghetti Faculdade (RS, Brasil) e MBA La Business Intuition Del Made in Italy pela FOIL Itália (Milão, Itália). Atuou na Antonio Meneghetti Faculdade como responsável pelos setores Responsabilidade Social, Coordenação Pedagógica e Ouvidoria. Autora dos livros "Mulher: Aonde vais? Convém?" e “Contos de Alice”, fatos da vida real vivenciados por Maria Alice Schuch que ilustram sua pesquisa exposta em diversos eventos e congressos no decorrer dos últimos anos: Seminário FOIL São Paulo (Brasil, 2002); Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia, 2003); Congresso Internacional Ontopsicologia e Memética em Milão (Itália, 2003), que se encontra publicado na obra homônima, de Antonio Meneghetti. A pesquisa também abrangeu a participação da autora no International Congress Business Intuition, realizado em Riga (Letônia, 2004); no XXI Encontro Nacional dos Women’s Clubs em Canela (Brasil, 2006); no evento de premiação da Fondazione di Ricerca Scientifica ed Umanistica Antonio Meneghetti em Genebra (Suíça, 2011). No encontro “Brasil do Milênio” realizado na sede do Conselho Econômico, Social e Ambiental da República Francesa em Paris (2012), a autora participou do grupo de pesquisa da Antonio Meneghetti Faculdade. E, ainda, no 41º Encontro da Sociedade Brasileira de Psicologia em Belém (Pará, 2012), ocasião na qual foi apresentado o Projeto Mulher do Milênio, grupo de estudos da Antonio Meneghetti Faculdade referente ao 3º Objetivo do Milênio da ONU: “Igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres”. Em 2016 Alice Schuch ministrou Aula Magna de Encerramento na II Conferência Nacional da Mulher Advogada em Belo Horizonte, Minas Gerais para um público de mais de 2 500 pessoas e, em 2017, a convite da Editora Leader, participou como coautora da obra Liderança Feminina em Ação: A sensibilidade e intuição no comando.


Apresentação


Jamais provei tamanha intimidade com um texto que redigi… Percebi, logo, que estava escrevendo um diário, não um artigo, e isto me deixou insegura num primeiro momento. Depois de algum tempo, no entanto, pensei: pois bem, se aconteceu naturalmente de ser um testemunho, então, que o seja. Eu poderia também denominá-lo vade-mécum, termo de origem latina que significa vai comigo, isto é, livro de conteúdo prático e formato cômodo que contém indicações das mais frequentes necessidades relativas a um particular tema. E eu penso: bem, isto é talvez um novo início e que, de qualquer modo, se inicie, o importante é começar: início é já prática de sucesso.

Enamorei-me da ideia que me ocorreu: “escreve a história quem vence”. A história é escrita preferencialmente pelos homens há milênios e este fato deve-se à ausência da mulher, devido a muitos fatores.